Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara vai fazer projetos de urbanização do quarteirão Varzim/Desportivo

A Assembleia Municipal da Póvoa aprovou, por unanimidade, o levantamento do direito de reversão que a Câmara detinha sobre os terrenos do Clube Desportivo da Póvoa (CDP). Durante a sessão, Caldeira Figueiredo, o presidente do CDP e membro da bancada do PSD, disse que este é um “pequeno passo” para que se inicie um processo que se arrasta há mais de uma década: a transferência das instalações do clube para o Parque da Cidade. Com esta “luz verde”, diz ainda, a Câmara fica obrigada a cumprir o que ficou estipulado no contrato: fazer os projetos de especialidade das obras de urbanização previstas para todo o quarteirão.

No final da sessão, o presidente da Câmara, Aires Pereira, disse que este é “um projeto complicado” e não pode ser tratado com a ligeireza que, por vezes, se quer fazer crer. Aires Pereira diz que os pressupostos eram os mesmos para o Varzim e a falta de projetos de especialidade nunca impediu o clube de fazer o negócio dos terrenos, deixando no ar a ideia de que esta pode ter sido uma desculpa de Caldeira Figueiredo para justificar o não avanço do negócio. O presidente da Câmara explica ainda que o Desportivo queria fazer uma alteração ao projeto da qual só agora desistiu e, por isso mesmo, com tudo resolvido, a Câmara vai agora fazer o projeto de especialidade das obras de urbanização e ficará a aguardar para saber quanto tempo vai, depois, o clube levar a lançar a primeira pedra da obra

Por ser um projeto conjunto com o dos terrenos do Varzim e pela conjuntura, Aires Pereira tem muitas dúvidas que o projeto avance para já, até porque, cumprindo o que está estipulado no plano, as construções à beira-mar só podem avançar, depois de erguidas as novas instalações do clube no Parque da Cidade.

José Rui Ferreira, da CDU, diz que a renuncia à cláusula de reversão deveria ser acompanhada pela garantia de que o Desportivo vai mesmo erguer novas instalações no Parque da Cidade.

Recorde-se que a Câmara tinha, caso os terrenos do Desportivo deixassem de servir para a prática desportivo, o direito de reversão da área. No entanto, o plano de pormenor da Zona E54, já aprovado pelo município, prevê, para toda aquela zona, a transformação dos espaços desportivos – do CDP e do Varzim - em comércio, habitação, um hotel e áreas públicas. Em troca, os dois clubes acordaram erguer novas instalações no Parque da Cidade.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

RECOMENDADAS

Login