Bloco de Esquerda quer A28 no grupo das auto-estradas com descontos
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 29 julho 2016 16:01
Ao contrário de outras via rodoviárias, não tiveram direito a baixa de preço as portagens da auto-estrada A28 que liga Porto ao Alto Minho. E vem agora o Bloco de Esquerda anunciar que questionou Governo sobre as razões pelas quais a auto-estrada tenha ficado de fora do regime de descontos de preço. Os bloquistas perguntam ao Governo se considera que as vias alternativas à, nomeadamente a EN13, têm as condições para servir as populações em condições de circulação e de segurança.
O Bloco lança outra pergunta ainda: “considera o Governo que as condições, anteriormente definidas em 2010, para a isenção da aplicação de portagens naquela via deixaram de ter validade? Os bloquistas questionam, nomeadamente, “a disparidade entre os índices do PIB per capita e de poder de compra das populações dos concelhos envolvidos face ao total nacional”. Por último, o Bloco quer saber se o Governo “pondera reavaliar a sua decisão e aplicar as mesmas medidas de desconto à A28 que anuncia, por exemplo, para a A22 no Algarve”.
Recorde-se que o executivo liderado por António Costa anunciou descontos de 15 por cento, a aplicar já a partir de Agosto, em cinco vias: na A4 Amarante-Bragança (deixando de fora o túnel do Marão), na A24 entre Viseu e Chaves, na A23 entre Torres Novas e a Guarda, na A22 no Algarve e na A25 entre Albergaria e a fronteira com Espanha. A redução foi justificada com o compromisso para a afirmação do interior do país e a promoção da coesão territorial.
by WebFarol