Rádio Onda Viva

Emissão Online

Pescador das Caxinas foi hoje a enterrar (com vídeo)

Pescador das Caxinas foi hoje a enterrarFoi, hoje, a enterrar José Alberto Novo Vareiro. “Berto Vareiro”, como era conhecido entre as gentes do mar, tinha 53 anos e morreu, na quinta-feira, depois de ter caído ao mar, quando seguia a bordo da embarcação de pesca “Cú Na Mara” ao largo da Irlanda. Milhares encheram a Igreja do Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, para o último adeus ao pescador. O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, diz que, a bordo da embarcação seguia um irmão de “Berto Vareiro”, mas o acidente foi tão rápido que ainda ninguém encontra explicação para o que aconteceu. Estariam a largar redes e o pescador das Caxinas terá sido arrastado pelas redes. Quando a tripulação o recolheu, 10 minutos depois, “Berto Vareiro” estava já morto.

José Alberto Novo Vareiro é o terceiro pescador das Caxinas a morrer, este ano, nos mares da Irlanda. José Festas diz que é uma situação cada vez mais comum. A “Pró-Maior”, explica José Festas, está a acompanhar o caso de “Berto Vareiro” e também de José Domingos Fangueiro, que morreu, em circunstâncias idênticas, em Maio, a bordo do “Pesorsa Cuatro”, também nos mares da Irlanda. A associação vai garantir que, ao nível dos seguros, tudo seja o mais célere possível e que todos os deveres das empresas sejam cumpridos.

José Festas não deixou ainda de reconhecer o esforço do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, para que fosse possível trazer o corpo de “Berto Vareiro” para Portugal apenas quatro dias depois da sua morte. O pescador caxineiro trabalhava na Irlanda há mais de uma década. Tem duas filhas maiores de idade e é um de quatro irmãos, todos ligados à pesca. A missa se sétimo dia realiza-se na próxima quinta-feira, às 18h30, na Igreja do Senhor dos Navegantes nas Caxinas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login