Rádio Onda Viva

Emissão Online

Eis os números incríveis do cabeceamento de Ronaldo

Eis os números incríveis do cabeceamento de RonaldoRonaldo voou entre os centrais. Parou nas alturas e usou a cabeça para colocar Portugal com um pé na final do Euro2016. A ciência explica como salta tanto e como pára no ar. "Nunca vi um jogador saltar tão alto e voar durante tanto tempo como Ronaldo. Que atleta fantástico", escreveu Gary Lineker, ex-avançado da seleção inglesa. É apenas um dos milhares de tweets a elogiar o golo de Ronaldo.

O "Daily Mail" fez as contas e concluiu que Ronaldo se elevou 76,2 centímetros acima da relva. Como mede 1,85 metros, terá cabeceado a bola a 2,61 metros de altura, 17 centímetros acima da altura da baliza, cuja barra está colocada a 2,44 metros. Parou 7 décimas de segundo no ar e a bola saiu-lhe da cabeça a 71,3 quilómetros por hora.

Mas como salta tão alto e durante tanto tempo? A pergunta feita nestas últimas horas tem sido recorrente aos longo dos anos, nas muitas vezes em que Ronaldo salta e plana sobre os centrais. A resposta foi dada em 2011, num filme para a Castrol Edge Rankings, especialistas análises de dados científicos no futebol e parceiros da FIFA.

Ronaldo acedeu a saltar para o vídeo e para memória futura. Segundo os dados apurados nesse trabalho, o jogador português salta cerca de um metro em altura, quando em corrida, e pelo menos 44 centímetros partindo de uma posição parada. Bastam-lhe dois passos para quase duplicar esse valor, para cerca de 80 centímetros.

No jogo com o País de Gales, Ronaldo deu meia dúzia de passos a tentar iludir os adversário e dois, os últimos, para ganhar balanço, tendo saltado 78 centímetros, valor consistente com os 76,2 centímetros que apurou o Daily Mail e com o revelado pelo estudo realizado em 2011.

Como salta tão alto, Ronaldo parece que para no ar. Neal Smith, da Universidade de Chichester, nO Reino Unido, explica que o jogador português "encolhe as pernas quando está no topo do salto, o que muda o centro de gravidade e lhe permite permanecer mais tempo nas alturas", longe dos defesas, sozinho à espera da bola. É por isso que parece que fica parado no ar

Treino e aptidão natural fazem o resto. Segundo aquele especialista, as pessoas que conseguem saltar mais alto têm músculos com mais capacidade de explosão, mais elásticos.

E no caso de Ronaldo é sobejamente conhecida a dedicação do futebolista aos treinos, as horas que passou durante anos, muitas vezes sozinho, a puxar pelo corpo, a esticar os limites. Anos e anos de prática fazem-no voar por cima de quase todos os futebolistas do Mundo, dos mais comuns aos mais extraordinários.

Segundo o estudo, ao saltar Ronaldo exerce uma força cinco vezes superior ao peso do corpo, ou 5G, o equivalente à força a que está sujeito um astronauta no lançamento de um foguetão.

Para saltar tão alto e manter-se no ar, é preciso ter tendões fortes, glúteos e músculos abdominais fortes, que permitem mover as costas, pescoço e cabeça para bater a bola com força. No caso de Gales, foi um golo a mais de 70 quilómetros por hora.

fonte: JN

RECOMENDADAS

Login