Rádio Onda Viva

Emissão Online

Rastreio assinala importante data na área da saúde

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde aliou-se na luta contra a obesidade. A instituição realizou hoje  um rastreio gratuito, contribuindo para assinalar o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, que se comemorou no passado dia 21. Mário Reis, médico responsável pela área de Cirurgia Geral, disse à Onda Viva que este é um problema de saúde transversal a quase todos os países europeus. Portugal está no topo dos países com as maiores percentagens de obesos declarados, com taxas de 25 por cento na população adulta. Mário Reis calcula que, nível local, nos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, o cenário seja semelhante.

A obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004. O perfil genético, a educação, a família e as características individuais e psicológicas, entre outros factores, contribuem para o desenvolvimento da obesidade. As mudanças sócio-económicas operadas s últimas décadas e a diminuição da atividade física também pesaram para o aumento do número doentes. E convém lembrar que a obesidade está ligada ao desenvolvimento de outras doenças, como a diabetes, reforça reforça Mário Reis.

O tratamento passa pela combinação de uma dieta pobre em calorias, uma mudança de comportamentos e aumento da atividade física. Quando estas mudanças não são suficientes, há o recurso a medicamentos. Um dos grandes problemas do tratamento médico prende-se com a incapacidade do próprio doente em admitir a doença.

A Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde dispõe de uma valência multidisciplinar para o tratamento da obesidade. Intervêm cirurgiões, psicólogos e endocrinologistas e nutricionistas, como Maria João Pena, que fez um balanço positivo do rastreio realizado esta manhã. A iniciativa repete-se na sexta-feira (27 maio) de manhã.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login