Sara precisa de ajuda para poder voltar a sorrir
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 12 maio 2016 16:42
- Escrito por: João Ricardo
Uma jovem de Vila do Conde que sofre de epilepsia está a ser alvo de uma campanha de solidariedade que procura devolver-lhe o sorriso e melhorar a qualidade de vida já que, numa das crises da doença, partiu os dentes e a família não tem condições financeiras para a aquisição de uma prótese especial.
Sem alguns dos dentes, aos 25 anos de idade, Sara não ri, fala o menos possível e, por exemplo, não vai sequer a restaurantes. Uma psiquiatra do Centro Hospitalar não tem dúvidas que a jovem tem “uma tendência para o isolamento social, fruto da baixa auto-estima”, o que potencia o desenvolvimento de ansiedade, depressão e “sofrimento intenso”. A médica considera “fundamental” que a situação seja alterada para que possa haver melhoria do seu quadro clínico, que está também afetado por causa da deficiente mastigação que lhe prejudica o acesso a uma alimentação saudável e diversificada. Também por isso está a receber acompanhamento médico no Hospital, tendo a médica de Nutrição confirmado que a resolução do problema dentário teria como resultado melhorias alimentares significativas.
A mãe de Sara, Adelaide Loureiro, esteve na Onda Viva e descreveu o percurso clínico da filha. O problema é que a família não pôde e não pode pagar o tratamento dentário que, como referiu a psiquiatra, afeta a saúde de Sara. A mãe resolveu então procurar ajuda para a filha e foi acolhida pelo Movimento Lírio Azul, presidido por Odete Costa, que lançou a tal campanha de apoio a Sara que desenvolve-se a partir da página do Facebook intitulada “O sorriso da Sara”. O sucesso da campanha pode melhorar a vida de Sara em vários sentidos e a mãe Adelaide sonha com o dia em que vai poder ver novamente a filha, ainda na flor da idade, a sorrir.
A campanha “O Sorriso da Sara” foi motivo para uma entrevista no programa Boa Onda, da autoria de Mariana Couto, que pode ouvir aqui.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol