Rádio Onda Viva

Emissão Online

Centros de Saúde da Póvoa e de V. Conde já têm livre acesso

Começa, hoje, a funcionar o livre acesso. O sistema permite ao utente que precisa de uma consulta de especialidade escolher o hospital onde quer ser tratado, em função, por exemplo, dos tempos de espera de cada unidade de saúde. Por agora, em todo o país, o sistema arrancou em quatro centros de saúde, entre os quais Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Modivas, onde o livre acesso está, a partir de hoje, a funcionar nas 14 Unidades de Saúde Familiar do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde. A diretora do ACES, Judite Neves, explicou à Onda Viva o novo sistema.

Logo no primeiro dia surge um caso que permite explicar bem o sistema: um paciente, operado, há cinco anos, no Hospital de S. João, à coluna pôde ser diretamente referenciado para aquela unidade de saúde. Até agora, teria que enviado, obrigatoriamente, para o Hospital da Póvoa.

O médico de família, continuou a contar a diretora do ACES, quando está a enviar alguém para uma consulta, por exemplo, de ortopedia, o sistema dá-lhe, agora, não uma, mas mais de uma dezena de possibilidades e com os respetivos tempos de espera. Em função da patologia, da urgência do caso e da vontade do próprio doente, é, agora, possível escolher o hospital onde será tratado. No ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, sublinho, o sistema já funciona em todas as Unidades de Saúde Familiar. Para além do ACES local, está ainda a funcionar no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa. Até ao final do mês estará implementado em todo o país.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login