Rádio Onda Viva

Emissão Online

Feira da Leitura reúne 1300 crianças (com vídeo)

Estava lá o Pessoa, a Florbela Espanca e até a Sophia de Mello Breyner Andresen. Houve leituras, teatro, brincadeiras e até um desfile de mascarados especial a fazer lembrar o Carnaval. Foi assim, hoje de manhã a Feira da Leitura no Parque João Paulo II, em Vila do Conde.

Celeste Pinheiro explica a ideia de uma iniciativa que começou por ser para os alunos do 1.º Ciclo e que, este ano, se alargou a todas as escolas e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas Frei João.

Juntar as gerações em torno do livro é o objetivo da iniciativa que reuniu, no parque das Caxinas, mais de 1300 crianças, que, em pequenos grupos, foram ouvindo, da boca dos pais, histórias de encantar. Ao mesmo tempo, explica a professora, bibliotecária das Escolas das Caxinas e das Violetas, estimula-se a relação entre a leitura e a Natureza.

Fátima Neves é mãe da pequena Joana e foi ler para os meninos do jardim-de-infância dos Benguiados a história da sopa de pedra. Não faltou o tacho, uma batata, legumes e uma colher para mexer a sopa.

Fernando Pessoa passou por lá. O pequeno Moisés Maio, de 7 anos, procurou na internet, gostou do escritor e do fato e não resistiu a participar num desfile original, que reuniu os escritores preferidos da pequenada. A Gabriela Costa era Florbela Espanca. Ficou a conhecer a escritora e adorou a ida ao parque entre livros e leituras. Um dia diferente, entre árvores, livros, amigos, pais e livros, para os alunos do Agrupamento Frei João.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

RECOMENDADAS

Login