Rádio Onda Viva

Emissão Online

Secretário de Estado da Agricultura anuncia apoios ao setor leiteiro

Já estão fechadas as ajudas nacionais ao sector do leite. Além do desconto de 50% nos pagamentos à Segurança Social a vigor entre Abril e Dezembro deste ano, haverá duas linhas de crédito: uma para fundo maneio e a outra para reestruturação da dívida, num montante global de 20 milhões de euros. A juntar a estes apoios, haverá ainda uma ajuda modulada por animal aos produtores de leite, num total de oito milhões de euros. O anunciou foi feito, hoje, pelo secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira.

Luís Vieira diz que o cálculo final ainda não está fechado, mas poderá cifrar-se entre os 30 a 40 euros por animal. O pagamento só pode ser feito a partir do mês de Outubro, já que se tratam de verbas excedentes das ajudas ao rendimento, cujas candidaturas terminam no final do mês de Maio.

O secretário de Estado, que falava à margem de uma palestra sobre o estado do setor do leite que decorreu, esta tarde, na Leicar – Associação de Produtores de Leite e Carne, diz que os ministros da Agricultura da União Europeia voltam a reunir-se em Junho, altura em que poderá haver novos apoios. Luís Vieira afirma que a Europa tem que ser mais solidária e defende outras medidas a nível europeu.

O presidente da Leicar diz que se a situação se prolongar por muito mais tempo vai por em causa todo o setor. José Oliveira afirma que não faz sentido impor reduções se não for em conjunto para todos os Estados da EU e explica: há leite na Alemanha, França e Espanha a ser vendido a 16 cêntimos.

Félix Marques está a receber o leite a 20 cêntimos. Tem uma produção com 60 animais em Laundos. Trabalha ele e a mulher e não esconde o desânimo por ter decidido, há 20 anos, continuar a atividade dos pais. Com custos de produção a rondar os 30 cêntimos, está, há mais de um ano, a perder dinheiro.

Um futuro pouco risonho, num setor que, como explicou José Oliveira, ultrapassa a maior crise das últimas três décadas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login