Rádio Onda Viva

Emissão Online

Carlos Correia supera polémica e mantém presidência em Árvore

Depois de uma polémica que se arrastou durante mais de três meses, está, finalmente, decidido o futuro na Junta de Freguesia de Árvore, em Vila do Conde. Carlos Correia mantém-se na presidência com dois novos elementos no executivo e, na Assembleia de Freguesia, há agora cinco novos deputados pelo PSD. O recurso a suplentes da lista social-democrata evitou eleições antecipadas como pretendiam os elementos do PSD em funções, liderados pelo ex-presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Vieira.

Tudo começou em 2013. Carlos Correia era o novo presidente da Junta de Árvore, eleito pelo PSD. Herdou um acordo tripartido para o alargamento do cemitério, assinado pelo anterior executivo: Manuel Cruz, um emigrante da freguesia, cedia um terreno com 600 m2; em troca, a Junta dava à paróquia quatro sepulturas na ala nova do cemitério. Esta, por sua vez, cedia uma parcela de terreno para o alargamento da travessa Fiéis de Deus (o acesso à casa de Manuel Cruz e à residência paroquial). Volvidos dois anos, a paróquia queria as sepulturas, Manuel Cruz o alargamento da rua e Carlos Correia alegava que não havia dinheiro suficiente. A polémica no seio do PSD estalou no final de 2015. A confusão em torno do alargamento do cemitério da freguesia foi “a gota de água”.

O padre Ricardo Silva foi à Assembleia de Freguesia chamar “mentiroso” ao presidente da Junta, o PSD retirou o apoio a Carlos Correia e formalizou a demissão “em bloco”, deixando-o sozinho na presidência da Junta. Os sete elementos do PSD apresentaram a demissão ao secretário de Estado das Autarquias Locais, pedindo a convocação de eleições antecipadas. Assim não entendeu a secretaria de Estado, que mandou chamar os suplentes e, no final da semana passada, ficou finalmente formado um novo executivo. Carlos Correia tem dois novos elementos na equipa e na presidência da Assembleia de Freguesia está, agora, José Fernandes Nogueira e quatro novos deputados do PSD. Mantêm-se mais três do PS e um da CDU.

Agora, Carlos Correia garante que o pagamento de cinco mil euros “já foi feito” à paróquia e as obras na travessa Fiéis de Deus “vão avançar em breve”, para concluir até ao final de Abril.

RECOMENDADAS

Login