Rádio Onda Viva

Emissão Online

Assalto a ourivesaria nas Caxinas rende 35 mil euros (com vídeo)

A Ourivesaria dos Navegantes, em frente à Igreja das Caxinas, foi assaltada esta madrugada. Os larápios roubaram cerca de 35 mil euros em peças de ouro. Isaac Braga, o proprietário, não se conforma: em 17 anos nunca foi assaltado. Mal a esquadra local, ali a 50 metros, deixou de ter a porta aberta durante a noite, o azar bateu-lhe logo à porta. O homem não acredita em coincidências. À Onda Viva explicou como foi acordado pela PSP já perto das 5 da manhã para lhe dizer que tinha sido assaltado. Pensou logo no pior.

Graças ao Senhor dos Navegantes, diz, o assalto não foi como tinha pensado. Levaram-lhe só ouro, mas apenas algumas peças. Isaac acredita que os assaltantes poderão ter-se assustado com a passagem de alguém nas redondezas. Ainda assim, destravaram-lhe a grade e abriram-lhe a porta “estranhamente” sem provocar quaisquer danos. O proprietário da Ourivesaria dos Navegantes, que ali trabalha há 17 anos com a mulher, explica que lhe levaram cerca de 35 mil euros em ouro. Cinco tabuleiros, três dos quais com peças pesadas de homem, fios e pulseiras de criança com chapa.

Isaac nunca tinha sido assaltado. Diz que há três meses foi assaltada uma outra loja junto à esquadra. Levaram tudo à proprietária que teve que fechar as portas. Agora, diz, calhou-lhe a ele. Com a porta da Esquadra aberta, diz, sempre havia ali mais movimento. Agora, a zona está à mercê dos ladrões. Faz, sublinha, muita falta às Caxinas ter o posto aberto ao público. Se não abrirem a esquadra ao público durante a noite, diz, não vai conseguir dormir.

A Esquadra das Caxinas, recorde-se, deixou de ter um agente fardado para atender o público durante a noite por falta de agentes na Esquadra de Vila do conde que, durante anos, teve um elemento lá destacado. Desde Janeiro, estão lá apenas agentes da Divisão de Investigação Criminal, mas sem fazer atendimento ao público e com a porta fechada. Isaac, Braga alerta: uma porta aberta, sempre gerava movimento de agentes que dissuadiam a criminalidade, que, diz, tem vindo a aumentar na zona.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login