Rádio Onda Viva

Emissão Online

Produtores de leite acusam distribuição de "lavar as mãos como Pilatos"

Os produtores de leite acusam a distribuição de “lavar as mãos como Pilatos” e “continuar a encher as prateleiras com produtos importados”. As acusações são do presidente da Aprolep – Associação dos Produtores de Leite de Portugal, Carlos Neves, que tornou, hoje, publica uma carta aberta a Ana Isabel Trigo de Morais, a diretora-geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

“É dito que a APED está preocupada e defende há muito uma campanha de promoção do consumo do leite, para desfazer alguns mitos que se tem criado. Muito bem. Mas a APED apresentou ao governo, à indústria ou aos produtores alguma proposta concreta dessa campanha?”, questiona Carlos Neves, citando a entrevista concedida, na passada sexta-feira, pela diretora-geral da APED ao jornal “Expresso”.

Ana Isabel Trigo de Morais diz ainda que as lojas dos associados da APED “apenas” vendem 17% do leite importado. Carlos Neves contesta: são muitos milhões de litros que poderiam “evitar a falência de muitas explorações e o abate de muitos animais” em Portugal. “Estrategicamente”, acrescenta, também não é dito “qual a percentagem de queijos e iogurtes que importam”, sabendo-se que, segundo dados do INE, a importação de produtos lácteos atinge, em Portugal, os 300 milhões de euros.

Carlos Neves lamenta ainda que em nenhuma parte da entrevista seja aberta uma perspetiva de mudança dos operadores da distribuição, face ao problema que todos reconhecem.
“Essa ideia implícita que os agricultores só querem subsídios é um insulto a tudo o que a minha associação tem feito desde que existe: Não queremos migalhas de uma Europa que se demita de defender os produtores face aos abusos dos elos mais fortes do mercado, lutamos por um preço justo para o que produzimos”, remata ainda, apelando à distribuição para que deixe de importar sobras da Europa e se comprometa a comprar mais leite e produtos lácteos de origem nacional, a um preço sustentável.

Notícias relacionadas:

Produtores compram mil litros de leite em protesto (com vídeo)

Produtores de leite e carne pedem ajuda urgente

Marcada megamanifestação de produtores de leite

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

 

RECOMENDADAS

Login