Rádio Onda Viva

Emissão Online

Comemoração dos 1063 anos começa hoje em V.Conde

No próximo sábado, Dia de Vila do Conde, assinalam-se os 1063 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome da  terra que faz fronteira com a Póvoa.

A Câmara Municipal promove, como todos os anos, a celebração da data de referência para o burgo. Mas como este ano está “atravessado” no calendário de fim de semana da Páscoa, o programa comemorativo foi antecipado para esta quinta-feira, dia 24. Assim, às 21h30, o Teatro Municipal acolhe a apresentação do Coro da Câmara Municipal. Segue-se a cerimónia do Prémio Escolar Municipal, ou seja, a entrega aos melhores alunos do ano letivo 2014/2015. O serão termina com um concerto de Amélia Muge - "Concerto n' Um porto para o Mundo" (de entrada livre, mas  com levantamento de bilhetes no próprio dia, a partir das 20h30, até ao limite da lotação).

Elisa Ferraz, presidente da câmara reconhece que não terá o mesmo cunho de outros anos, mas a festa far-se-á. E é isso que conta. Como já lhe demos conta, Vila do Conde celebra também no presente ano 500 anos da outorga do foral pelo rei D. Manuel I, documento fundamental à época para a administração concelhia. O município escolheu a efeméride do Dia da Cidade para dar o pontapé de saída para um conjunto de eventos que se estendem pelos próximos meses para assinalar a data.

Diga-se ainda que, em paralelo, na Loja Interativa de Turismo, nos dias 24, 25 e 26 de Março,  entre as 10he as 18h,  está patente ao público a Exposição "Identidade de Vila do Conde" - degustação de Pão Doce tradicional e Porto de Honra para turistas e visitantes, oferta de postal com reprodução do Foral de Vila do Conde”. No sábado, das 10h-18h,  no Centro de Memória e Museu de Vila do Conde a entrada é livre nos núcleos museológicos e exposições.

26 de Março é também dia de Argivai, para além de Vila do Conde.  A data foi adotada pela freguesia poveira (e pelo concelho vizinho) porque a referência a ambas as localidades aparecem no mesmo documento, do ano de 953, sobre a venda de bens ao Mosteiro de Guimarães. Curiosamente, a mesma carta refere a vila Euracini que daria origem à Póvoa de Varzim, mas a efeméride, desde há alguns anos, tem servido para o município vila-condense promover eventos alusivos.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

 

RECOMENDADAS

Login