Rádio Onda Viva

Emissão Online

PS e oposição vilacondense contra fim da ESEIG

O encerramento da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão foi debatido na Assembleia Municipal de Vila do Conde. O PSD diz que é preciso “ver os dois lados” e respeitar a opção do Instituto Politécnico do Porto (IPP) por reorganizar as suas escolas e, assim, procurar melhor rentabilidade. O CDS-PP quer que a Câmara se adapte à chegada das novas Escolas de Hotelaria e Turismo e Media e Design. A CDU está frontalmente contra o anunciado fim da ESEIG e o PS, contrariando a sua presidente de Câmara, Elisa Ferraz, teceu duras críticas à deslocalização de cursos como as engenharias e a contabilidade e diz que a reestruturação é “má para Vila do Conde”. Elisa Ferraz continua na sua: a especialização das escolas do IPP pode ser positiva e a cidade ficou com uma área que lhe é cara - o Turismo.

Pela voz de Luís Vilela, o PSD explica porque se absteve nas duas moções apresentadas por PS e CDU. Não estão satisfeitos com a diminuição de cursos que irá ocorrer em Vila do Conde, mas é preciso perceber que, se não está a tirar a rentabilidade desejada, é natural que o IPP se reorganize e, com as novas escolas, Vila do Conde pode até ganhar.

Alexandre Raposo reprova a reestruturação, mas diz que a o IPP tem autonomia para decidir. Por isso mesmo, o deputado do CDS-PP propôs que a Câmara tenha uma interação direta com as futuras escolas, para que a sua vinda tenha efeitos positivos na economia e na sociedade de Vila do Conde. A moção foi aprovada por unanimidade.

Pela CDU, Pedro Martins diz que o ESEIG é uma escola com provas dadas com boas taxas de empregabilidade. Com o fim da ESEIG Vila do Conde vai perder e a Câmara, diz, nada fez. Pedro Martins sugeriu mesmo que a Assembleia solicite ao Ministério do Ensino Superior que intervenha para travar o fim da ESEIG. O PS votou a favor. O PSD e o CDS-PP abstiveram-se.

Elisa Ferraz percebe que a perda da “marca ESEIG” deixe, na cidade, uma sensação de perda, mas diz que entende a reestruturação em curso no IPP, no sentido da especialização. Como tal, a vinda das escolas de Hotelaria e Turismo e Media e Design para Vila do Conde, é positiva. No final, também a moção do PS foi aprovada com as abstenções do PSD e do CDS-PP. Propõe, também ela, que se tente travar o fim da ESEIG.

Esta e outras polémicas da última Assembleia Municipal de Vila do Conde estarão em destaque no programa Praça do Almada desta semana. PS, PSD, CDS-PP e CDU vão esgrimir argumentos. Sábado ao meio-dia e às sete da tarde e repetição domingo ao meio-dia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login