Rádio Onda Viva

Emissão Online

Parque da Estela: veja as primeiras imagens da obra

É um jardim público com cerca de 3 hectares no coração da freguesia da Estela. Vai custar entre 300 a 400 mil euros e estará concluído em Julho de 2017, a tempo das festas da freguesia. Ontem à noite, o arquiteto Sidónio Pardal, o “pai” dos Parques da Cidade do Porto e da Póvoa, esteve na Estela a apresentar à freguesia as linhas mestras do projeto. Será, explicou o professor, um ponto de encontro, uma “extensão” do próprio recreio da escola primária e um espaço para realização das festas da Estela. A Capela de S. Tomé terá um novo enquadramento, será recuperada a velhinha azenha, haverá um pequeno curso de água à volta de todo o parque.

O grande desafio, explica, foi criar naquele local, um espaço onde as pessoas encontrem “uma espécie de imaginário do paraíso perdido”. É, diz Sidónio Pardal, um jardim muito simples, informal, sem qualquer geometria muito acentuada, pontuado, aqui e ali, tal como no Parque da Cidade da Póvoa, com pequenas ruínas que darão o ar bucólico ao espaço. De um lado, haverá uma grande alameda para as festas religiosas. Do outro, uma grande clareira de estar e lazer.

O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, explica que a relação do município com Sidónio Pardal vem da “boa experiência” no Parque da Cidade. O professor da Universidade de Lisboa e arquitecto paisagista, foi agora convidado a desenhar no concelho mais dois parques: o da Estela e um outro em Rates. O da Estela, diz Aires Pereira, é uma “jóia”, já que, apesar de pequeno, é muito central na freguesia.

Sidónio Pardal, diz ainda, o autarca, é um dos últimos românticos do paisagismo português, que trata cada parque como uma história de amor que vai contando, à medida que vai construindo.

As obras no Parque da Estela avançam já com a primeira intervenção junto à Igreja. A ideia é que, no Verão, se avance na zona arborizada, a fim de que tudo esteja pronto em Julho de 2017. Cumpre-se, assim, diz ainda Aires Pereira, a promessa eleitoral que fez aos estelenses.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

RECOMENDADAS

Login