Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mercados e feiras dão mote para Queima de Judas 2016

A Queima de Judas de Vila do Conde vai ser, este ano, dedicada aos mercados. Mais do que um espaço de trocas comerciais, o mercado da cidade, cujas primeiras referências remontam a 1466, foi sempre espaço de encontro, de namoros, de procura de trabalho e de busca por notícias “frescas”. Só a partir de 1934, a feira passa a realizar-se semanalmente naquele espaço. É inspirada nesses tempos e nas transformações que mudaram o rosto dos mercados ao longo dos anos que se fará, este ano, a Queima de Judas, como explicou à Rádio Onda Viva, Pedro Correia, o diretor artístico do espetáculo, a cargo da Associação Nuvem Voadora.

Teatro de rua, dança, circo e multimédia misturam-se num espetáculo que decorrerá no interior do renovado mercado municipal de Vila do Conde, por onde as pessoas circularão assistindo às várias performances. E porque, este ano, a Queima de Judas coincide com o Dia da Cidade (26 de Março) e antecede o Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27, as duas datas não serão esquecidas.

Em palco estarão mais de uma centena de atores em nome individual ou através de várias instituições, clubes e associações do concelho. A Nuvem Voadora lembra que este é um espetáculo para celebrar em conjunto a chegada da Primavera e queimar as coisas más, simbolizadas no frio do Inverno e, por isso mesmo, todos são bem-vindos a juntar-se ao grupo. Fica ainda o apelo de Pedro Correia para que todos colaborem no testamento de Judas. Enviem as críticas ou sugestões para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Funcionarão como guias para o texto final.

Com este espetáculo, a Nuvem Voadora quer ainda chegar a atenção do potencial do renovado mercado, enquanto espaço cultural, que poderá, uma vez dinamizadas e ocupadas todas as lojas, acolher concertos e espetáculos de vários estilos. O centro da cidade, diz o diretor artístico da Queima de Judas, iria com certeza agradecer.

A Queima de Judas realiza-se, este ano, a 26 de Março e, mais uma vez, em Vila do Conde, o mega-espetáculo de teatro de rua lembrará a história de Vila do Conde, as suas velhinhas tradições e figuras mais marcantes.

(Fotografia do Arquivo Municipal de Vila do Conde)

RECOMENDADAS

Login