Rádio Onda Viva

Emissão Online

Feira dos Namorados recriada por estudantes (com vídeo e fotogaleria)

Vila do Conde recuou, hoje, ao século XVIII e recriou a velhinha “Feira dos Vinte”, também chamada “Feira dos Namorados”. A iniciativa é da Câmara Municipal, que, todos os anos, encarrega alguns alunos das escolas do concelho de, trajados a rigor, recriarem outros tempos e fazerem a animação do espaço. Este ano, a tarefa coube aos alunos do 10.º ano do curso de Turismo da Escola Secundária Afonso Sanches, à Escola Profissional de Vila do Conde e aos meninos do ensino especial da EB 2,3 Frei João.

Tiago Silva já tinha ouvido falar, mas não sabia muito bem o que acontecia nestas feiras. Mas, afinal, o que era a “Feira dos Vinte” Vanessa? Explica-nos lá melhor Sara?

António Silva lembra-se bem desses tempo. E os nossos meninos explicaram-se bem? Humm, parece que, em tempos idos, a ideia era mesmo aproveitar as colheres de pau para dar… umas palmadinhas de amor...

Elisa Ferraz faz questão de manter viva a tradição, que, com o tempo, se perdeu. A presidente da Câmara de Vila do Conde explica o que recorda desse dia tão especial que era, nos anos 60, a “Feira dos Vinte”, que trazia até à cidade as meninas de todo o concelho com os seus trajes de festa e onde se arranjaram tantos casamentos.

E então Helena? Como se sentem os jovens nos trajes do século XVIII? Sara explica que a feira foi muito útil para perceber melhor a época. Quem por ali passa sorri, faz perguntas, tira fotografias. 

Marta Estrócio é a professora que orientou os alunos da Afonso Sanches. Para os eles, diz, foi óptimo. É uma forma de os alunos aprenderam as tradições locais e, ao mesmo tempo, sendo eles do curso de Turismo, trabalharem as relações com o público e a organização de eventos, explica a também professora, Madalena Almeida.

Por este ano, a “Feira dos Vinte” terminou. Para o ano há mais, com outros alunos das escolas de Vila do Conde.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login