Rádio Onda Viva

Emissão Online

Já há projeto para ampliar Hospital da Póvoa

A Câmara da Póvoa fez, em colaboração com o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, um projeto para a ampliação do hospital poveiro. A ideia, explicou à Rádio Onda Viva Aires Pereira, é alargar o hospital para o edifício dos armazéns do antigo quartel, situados no edifício cor-de-rosa, do outro lado da rua, em frente ao posto da GNR. O presidente da Câmara diz que a questão já tinha, inclusive, sido discutida com o ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo: a autarquia cedia o edifício e fazia o projeto e o Ministério da Saúde custeava as obras. O projeto ligaria o atual edifício do hospital aos antigos armazéns através de um corredor pedonal, que passaria por cima da estrada da EN205. No novo espaço ficaria, no 1.º andar, um espaço de internamento e, no rés-do-chão, a consulta externa. Desta forma, diz Aires Pereira, resolvia-se dois problemas: separava-se convenientemente a Urgência da Consulta Externa e aumentava-se a capacidade de internamento do hospital.

Contas feitas, continuou a explicar Aires Pereira, a obra esta orçada em 1,5 milhões de euros. O projeto está feito. Falta agora que a ARS/Norte assuma o projeto e que se arranjem condições financeiras para o executar. O apetrechamento do espaço, frisa ainda o presidente da Câmara da Póvoa, só precisa de mobiliário básico que a ARS/Norte tem de sobra espalhado por muitos hospitais. Apesar da abertura, há um ano, dos Hospitais Senhor do Bonfim e das condições que a unidade privada oferece, Aires Pereira diz que não está disponível para negociar uma coisa pela outra e frisa: uma coisa é o Serviço Nacional de Saúde, outra são os privados. Não é por haver oferta privada, diz, que se pode retirar valências ao SNS.

A finalizar, o autarca lembra ainda que, para além de servir uma população de mais de 140 mil habitantes (dos concelhos da Póvoa e de Vila do Conde), o Centro Hospitalar alimenta também todo um comércio local em torno do Largo das Dores. Com o projeto pronto, o presidente da Câmara da Póvoa não vai desistir e vai tentar convencer agora o novo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes…

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

RECOMENDADAS

Login