Carreiras terão que ter parecer prévio e vinculativo da Câmara
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 20 novembro 2015 14:52
Todas as carreiras de transportes que circulem no concelho da Póvoa de Varzim vão carecer de parecer “prévio e vinculativo” da Câmara. A autarquia aderiu ao novo Sistema de Mobilidade e Serviço Público de Transporte de Passageiros da Área Metropolitana do Porto. O presidente da Câmara explica que esta será uma forma de “pôr alguma ordem” nas inúmeras carreiras de transportes de passageiros que circulam a Área Metropolitana. Aires Pereira acredita que está será ainda uma oportunidade para criar uma verdadeira rede de transportes entre a Póvoa e Vila do Conde, que até hoje tem sido dificultada pelas inúmeras carreiras que atravessam os dois concelhos.
No futuro, cada uma das autarquias da AMP, explica Aires Pereira, vai poder dizer onde quer ter transportes e por onde é que podem passar as carreiras que atravessam o seu município. Até agora, e com base numa legislação com quase 100 anos, tal não era possível. O presidente da Câmara da Póvoa espera que possa, assim, surgir uma nova, melhor e menos poluente forma de mobilidade para todos. Aires Pereira acrescenta que, com este novo regulamento, todas as carreiras e todas as licenças se extinguem e terão, agora, que ser aprovadas, caso a caso, com parecer “prévio e vinculativo” da autarquia (ou autarquias) em causa.
A vereadora eleita pelo PS, Elvira Ferreira, entende que está reorganização é muito importante para uma estruturação das vias.
Jorge Serrano, do CDS-PP, lembra que o sistema que até agora vigorou – com a aprovação das carreiras nas mãos de autoridades nacionais de transportes e, de costas voltadas, para os municípios – já provou que dá maus resultados. Há carreiras a passar em sítios sem gente e, nalguns locais, há tanta oferta que se atropelam uns aos outros. A este propósito o líder do CDS-PP/Póvoa aponta, a título de exemplo, o serviço de transportes existente ao Parque Industrial de Laundos e espera que, agora, essa lacuna possa ser corrigida, a bem da competitividade do concelho na captação de investimento.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.
by WebFarol