Rádio Onda Viva

Emissão Online

Voluntários ampliam a sede da Junta de Argivai

Um grupo de amigos decidiu pôr mãos à obra e, voluntariamente, ampliar a sede da Junta de Freguesia de Argivai. A freguesia passa, agora, a ter um salão de festas com capacidade para cerca de 200 pessoas, que vai servir para todo o tipo de eventos. A inauguração é no dia 19 de Dezembro com o almoço de Natal dos Idosos de Argivai.

Manuel Matos foi o mentor da ideia e contou à Rádio Onda Viva como tudo começou. O homem de 63 anos, natural de Argivai, diz que ali estão, há mais de um mês, seis pessoas a trabalhar quase diariamente e, muitas vezes, pela noite dentro. Manuel Matos, que era carpinteiro e está, agora, reformado, explica que, já aquando da construção de um salão junto à casa paroquial, colaborou e lamente que, infelizmente, este tipo de voluntariado não seja muito comum. A freguesia, diz, fica agora com uma nova sala com excelentes condições. Na obra, a Manuel Matos juntaram-se José Martins, um trolha reformado, José Ferreira, estucador reformado, António Matos, engenheiro, José Maio, eletricista e José António, também ele trolha. O salão era a antiga eira da casa de lavoura que, desde 2005, alberga a sede da Junta. O espaço foi coberto e fechado, foram colocadas janelas, o chão foi nivelado e arranjado, as paredes foram pintadas, foram feitas as ligações de água e luz, criadas uma cozinha de apoio e casas de banho e, no jardim das traseiras, haverá uma banca de apoio para a realização de churrascos.

Satisfeito, o presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Daniel Bernardo, diz que, em 26 anos à frente da junta da Póvoa, nunca lhe tinha acontecido semelhante. A Junta, explica, gastou apenas os dois mil euros do material, quando, se tivesse que pagar a mão-de-obra, gastaria “três ou quatro vezes mais”. Daniel Bernardo diz que esta é uma obra para todos que será, gratuitamente, cedida a clubes, instituições e paróquias da freguesia. A inauguração é no dia 19 com o almoço de Natal dos Idosos da freguesia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login