Rádio Onda Viva

Emissão Online

Sindicato repudia atuação do Varzim face à Onda Viva

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje, em comunicado, o impedimento do acesso à informação imposto pelo Varzim Sport Club a uma equipa da Rádio Onda Viva, ocorrido ontem.  Eis o documento na íntegra.

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento, hoje, de que a Direcção do Varzim Sport Club impediu, ontem, o acesso ao seu estádio da equipa de reportagem da Rádio Onda Viva, da Póvoa de Varzim.

2. De acordo com o relato feito ao SJ pelo director daquela rádio, a proibição de entrada da equipa destacada para cobrir o jogo de ontem teria sido justificada pelo próprio presidente do Varzim, como forma de exigir a participação de um dirigente do clube no painel de comentadores desportivos da emissora local.

3. Trata-se de um comportamento e de uma exigência completamente inaceitáveis e ilegítimos, em ostensiva violação do direito de acesso dos jornalistas à informação e configurando um atentado à liberdade de informação, que o SJ repudia veementemente.

4. O SJ repudia também a pressão completamente ilegítima exercida sobre a direcção da rádio, a coberto de uma eventual discordância quanto à orientação editorial da estação, a qual, sem prejuízo do direito de opinião dos dirigentes do clube, não pode justificar tão grave comportamento.

5. Solidário com a equipa editorial da Rádio Onda Viva, o SJ exige uma retractação pública pela Direcção do clube e vai participar a grave ocorrência à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

RECOMENDADAS

Login