Rádio Onda Viva

Emissão Online

Reclamações de pais levam a mudança nas refeições escolares

A Câmara de Vila do Conde vai mudar de empresa fornecedora das refeições escolares nas escolas do 1º ciclo e jardim-de-infância do concelho. O ano passado, recorde-se, houve muitos problemas com pais a reclamarem a recusa de refeições a alunos porque se tinham esquecido de fazer a marcação no portal da autarquia. Elisa Ferra, reconhece os problemas, mas diz que a Câmara abriu novo concurso e já mudou de empresa.

A presidente explica que a Câmara vai, este ano, gastar 52 mil euros para comparticipar, integralmente, os livros do 1.º Ciclo para alunos do escalão A e em 50% para alunos do escalão B, incluindo o livro de inglês. A medida vai abranger cerca de mil alunos, que, conforme já aconteceu em 2014, apenas têm que ir à Câmara levantar um documento, que entregarão na livraria para levantar os livros. A autarca diz ainda que foram criadas novas linhas de autocarro com destino às duas escolas secundárias do concelho, procurando travar, assim, a fuga de alunos para concelhos vizinhos. As novas linhas entram em funcionamento a 14 de Setembro.

A autarquia investiu ainda meio milhão de euros em requalificações do parque escolar concelhio e deu início à substituição de todos os parques infantis das escolas, num projeto que deverá ficar concluído até ao final do mandato, revelou Elisa Ferraz. Para cumprir a Carta Educativa concelhia, explica ainda a edil, falta apenas fazer, nas freguesias, obras nas EB1 de Fajozes e Guilhabreu e, na cidade, a ampliação da Escola dos Correios e a construção do novo Centro Escolar no logradouro da EB 2,3 Júlio Saul Dias. Para estas duas últimas, o município espera poder ir buscar apoios ao novo quadro comunitário

Resta dizer que, a partir deste ano, todos os jardins-de-infância da rede pública ficam integrados em escolas do 1.º Ciclo. Foram, assim, desativados os jardins-de-infância do Bairro Alto (que passou para a EB1 de Formariz), de Canidelo (agora na EB1 de Malta) e do Padinho em Vilar do Pinheiro (agora na EB1 do Real).

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login