Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ministério nega abertura de curso à "José Régio" e deixa alunos na mão

Está instalada a polémica em Vila do Conde . A Escola Secundária José Régio abriu candidaturas para o curso profissional de Multimédia. Os alunos inscreveram-se, foram admitidos – e obrigados a desistir da matrícula em outras escolas – e a turma, com 26 jovens foi publicada no sítio da escola na internet. Agora, em pleno mês de Agosto, a Escola chamou os alunos para lhes dizer que o Ministério da Educação (ME) afinal não autorizou a abertura do curso. Com as turmas fechadas noutras escolas, os jovens ficaram sem alternativa. Os pais estão revoltados.

À porta da escola, uma lona enorme continua a anunciar Multimédia entre as ofertas formativas. Eduardo Peixoto, um dos alunos afetados, contou à Rádio Onda Viva que este era o curso que queria e que a escola lhe deu garantias de que entrava. O jovem, que fez a inscrição obrigatória na plataforma do ME, Sigo (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) foi obrigado a desistir da inscrição na Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa, onde era o quarto admitido. Agora, o anúncio da “José Régio” foi “um balde de água fria” e, na Eça, não é garantido que tenha vaga, até porque, com certeza, com a turma já formada, a escola poveira não poderá acolher todos os alunos. Joana Ferreira, outra das alunas afetadas, está desiludida e agora não sabe o que escolher, sendo as únicas possibilidades os cursos de ensino regular. Os pais apelam ao ministério para que permita a abertura do curso.

Do lado da escola, a “José Régio” diz que tudo fez para que o curso pudesse abrir, mas garante que sempre disse aos alunos que a matrícula estava condicionada à aprovação por parte do ME. O diretor António Almeida já contactou a Eça de Queirós, a fim de ver se ainda consegue integrar alguns dos alunos, mas para os outros a alternativa será mesmo o ensino regular. António Almeida lamenta a situação que, garante, ultrapassa a direção da escola.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

RECOMENDADAS

Login