Rádio Onda Viva

Emissão Online

Idosos poveiros recebem apoio para tratar os dentes

O Gabinete de Urgência Social (GUS) da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai juntou-se como promotor local ao Projeto de Saúde Oral: Sorrisos de Porta em Porta, levado a cabo pela associação Mundo a Sorrir. A iniciativa conheceu o arranque hoje no Centro Social e Paroquial de Terroso. É um projeto pioneiro na Póvoa, salienta a coordenadora do GUS, Liliana Strech, abrangendo três vertentes: um rastreio oral para identificar possíveis situações de cancro oral, necessidade de prótese e outras patologias da boca; formação aos técnicos das instituições em áreas como higiene oral, identificação de lesões cancerígenas, patologias da boca; e tratamento em situações de emergência ou em situações de ajuste de prótese.

O médico Vítor Neves, que esteve a fazer o rastreio esta manhã, explica que, por uma questão cultural muito enraizada no nosso país, a população idosa não está acostumada a ter hábitos diários de saúde oral, sendo esta uma falha que urge colmatar.

Almerinda Marques, utente do Centro Social e Paroquial de Terroso mostrou-se satisfeita com a consulta dentária desta manhã, tendo a diretora técnica da instituição, Carina Moreira, explicado que sem o apoio do GUS esta iniciativa não seria possível.

Este projeto pretende chegar a um universo de 350 idosos e 120 técnicos sociais, que irão receber formação específica em saúde oral. Participam o Centro Social e Paroquial de Terroso, Centro Social e Paroquial de Rates, Centro Social e paroquial de Aver-o-Mar; Casa Maior, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro social e Paroquial de Aguçadoura e a A Beneficente.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login