Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

BE solidário com ex-trabalhadores da empresa Machados (Vídeo)

O Bloco de Esquerda vai questionar o ministério da Economia sobre o facto da empresa Machados, com sede em Alto de Pega, Vila do Conde, ter conseguido ver aprovado um Processo Especial de Recuperação sem, previamente, pagar os salários em atraso a sete funcionários. O caso ficou conhecido publicamente quando um dos afetados, António Pires, com 54 anos, decidiu envergar um cartaz ao peito com a frase “paguem o que devem” e começou a andar no passeio em frente à loja de comércio de peças e veículos de duas rodas (pode recordar no vídeo, com acesso nesta página). 

O protesto não passou despercebido a Vítor Pinto, dirigente do núcleo da Póvoa /Vila do Conde do Bloco de Esquerda, que prometeu chamar um deputado para ver uma situação que considerou injusta. É que os funcionários, ao fim do quarto mês de salário em atraso, viram-se obrigados a pedir a suspensão dos contratos de trabalho e a solicitarem o subsídio de desemprego. Ainda hoje, passado mais de um ano, aguardam por esses quatro vencimentos em atraso e, o pior, é que as indemnizações ainda vão demorar mais a chegar: por decisão do tribunal, vão poder ser liquidadas num prazo de doze anos, mas com dois iniciais de carência, ou seja, os ressarcimentos só começam a ser pagos em 2016. Uma situação de penalização de quem trabalha que, no entender de Vítor Pinto, ilustra como vai o país.

Embora sem conhecer em concreto a sentença do Tribunal que validou o Processo Especial de Recuperação, o deputado José Soeiro diz que vai apreciar o caso e requerer ao mistério da Economia que esclareça uma situação pouco compreensível. O futuro para os funcionários não é risonho, já que vão receber a indemnização ao longo de doze anos e, muito antes, vai expirar o subsídio de desemprego para pessoas com mais de 50 anos de idade, como explica António Pires, o tal funcionário que andou com o cartaz ao peito a pedir o pagamento dos salários em atraso.

A empresa Machados esteve sempre fechada enquanto o deputado do Bloco de Esquerda e restante comitiva dialogavam no passeio com trabalhadores que tiveram de apresentar a demissão.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login