Rádio Onda Viva

Emissão Online

Fricon investiu mais de 1, 5 milhões de euros para total autonomia com laboratório (vídeo)

É um ganho de peso para qualquer empresa: a total autonomia. Foi o conseguiu a Fricon, empresa instalada há quase quatro  décadas em Vila do Conde e que já possui um Centro de  Inovação&Desenvolvimento (I&D),  laboratório próprio dedicado à inovação tecnológica no segmento dos equipamentos de frio para refrigeração e conservação de alimentos e bebidas,   onde poderá simular as condições climáticas e ambientais de qualquer parte do mundo para testar os seus equipamentos.  O investimento, que não se refere apenas ao Centro de I&D mas integra um projeto mais amplo de ordem estrutural, operacional, técnica e de desenvolvimento, ascendeu a mais de 1,5 M€. Hércules Zurita, responsável pela área desenvolvimento de negócio da empresa que trabalha desde 1976  no setor da refrigeração exportando para mais de 50 países,  sublinhou  o ganho acumulado para a Fricon com o novo laboratório. Com a participação das entidades oficiais, parceiros e clientes de várias nacionalidades, a cerimonia de inauguração, realizada no passado sábado (21 março)  contou com  a tradicional bênção e descerrar da respetiva  placa, antecipada por uma longa dissertação  sobre a Fricon e o futuro do negócio a  retalho  para os cerca de 200 convidados da cerimónias que incluiu uma visita à fábrica e ao Centro I&D.

Abília Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Fricon, não escondeu o orgulho por esta evolução: Changing for Inovation - pegando no slogan criado para o efeito. Reforçou a importância do momento para a competitividade e o posicionamento de excelência da Fricon, explicando que o desenvolvimento deste projeto foi motivado pela necessidade de investir cada vez mais na área da inovação, adquirindo recursos que permitam desenvolver novos produtos e testar a sua performance. Elisa Ferraz, presidente da Câmara, vincou a admiração pelo feito da Fricon.

23 milhões de euros como volume de negócios para 2015 é a meta a atingir. O Centro de  Inovação& Desenvolvimento vai dar uma preciosa  ajuda. Com o novo Centro I&D, a Fricon fica agora melhor capacitada para conceber novos produtos, realizar testes de fiabilidade, verificar consumos energéticos reais, medir temperaturas e aprimorar testes de comportamento dos equipamentos de acordo com a classe climática, entre outros.

Presente no mercado desde 1976, a FRICON está sediada em Vila do Conde, contando com uma outra unidade fabril no Brasil desde 1995. As empresas nasceram sob o impulso de Artur Martins de Azevedo e são hoje continuadas pelos seus familiares.A  aposta da FRICON em áreas de atuação complementares abrange o setor doméstico, de bebidas, de congelados e, de forma muito especializada, a produção de equipamentos para o “retail”.

Os seus equipamentos estão distribuídos por todo o mundo. Entre os clientes que escolhem FRICON para congelar, refrigerar e conservar os seus produtos, estão Grupos como a Unilever, Jerónimo Martins, Sonae, Carrefour, Cencosud, Wal-Mart, Intermarché, Danone, Coca-Cola, Nestlé, Schincariol, Itaipava, Unicer, Heineken, entre outros.

Ficam alguns dados elucidativos : Faturação Portugal – 19,5 milhões de euros | Faturação Brasil – 100 milhões de euros | Trabalhadores Portugal – 200 | Trabalhadores Brasil – 800 | Mais de 50 mercados | Delegação comercial e apoio pós-venda em Madrid desde 2013 | Peso da exportação – acima de 85%.

As declarações podem ser ouvidas na edição local das 12 horas.

 

 

RECOMENDADAS

Login