Rádio Onda Viva

Emissão Online

Obras na Caxinas: arrancou requalificação do Bairro das Dálias

Com a zona norte de Vila do Conde em requalificação urbana, Vítor Costa convocou uma conferência de imprensa para explicar como está o andamento de várias empreitadas.

Esta segunda-feira, no Bairro das Dálias, arranca a primeira fase do plano de requalificação do parque habitacional municipal. A intervenção visa melhorar as condições de habitabilidade de 64 fogos e representa um grande investimento, que ascende a quase 2 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 15 meses. Esta obra faz parte da estratégia municipal para garantir habitação digna às famílias residentes e contribuir para a valorização urbana da zona.

Já em andamento está a maior obra de sempre na zona norte da cidade, nomeadamente a primeira fase da Requalificação Urbana das Caxinas e Poça da Barca. A intervenção, que já decorre na Rua das Violetas, avançará em seguida para as ruas das Rosas, Dálias, Alegria, Mareantes, Infante Santo, S. Pedro Pescador e Travessa da Poça da Barca, abrangendo todo o quarteirão em torno da Rua da Alegria. A empreitada prevê a reabilitação completa das infraestruturas subterrâneas, incluindo a substituição e redimensionamento das redes de água e saneamento, pondo fim às inundações frequentes nesta zona sempre que ocorrem chuvas intensas, bem como às falhas no abastecimento e drenagem de águas residuais. À superfície, o projeto contempla uma renovação urbana, incluindo implantação de árvores, novo mobiliário urbano e reconfiguração de passeios e estacionamentos. A obra, com um custo aproximado de 3 milhões e 600 mil euros, decorre a bom ritmo, segundo o edil, tendo um prazo de execução previsto de 24 meses.

Já a construção da Nova Unidade de Saúde das Caxinas localizada na Rua da Estrada Velha, em Vila do Conde está na reta final e deverá ficar concluída em agosto, como foi recentemente prometido, antecipando o prazo inicial. O novo edifício moderno e funcional vai servir mais de 14 mil utentes, garantindo melhores condições na prestação de cuidados de saúde. O equipamento vai incluir uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). O investimento de cerca de 3 milhões de euros é financiado em dois milhões e 600 mil euros por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

Finalmente, a Escola Básica das Caxinas será alvo de uma intervenção na área da eficiência energética, financiada pelo programa Norte 2030. A Intervenção prevê a requalificação dos sistemas de produção de água quente e aquecimento, a substituição das caixilharias e a correção térmica das fachadas e coberturas. Além disso, será feita a renovação total do sistema de iluminação, adotando tecnologia mais eficiente e sustentável. Paralelamente, a Câmara avançará com a substituição dos pavimentos de madeira do edifício principal e do pré-fabricado, bem como a requalificação das instalações sanitárias de cada sala. Durante as intervenções, a atividade letiva irá decorrer, alternativamente, em instalações provisórias instaladas no local. O custo destas obras ascende a 1 milhão e 675 mil euros.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login