Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara absorve aumento da água, mas oposição queria mais

O Executivo Municipal da Póvoa de Varzim aprovou as tarifas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Os valores apresentados pela empresa Águas do Norte traduzem um aumento de 3,3 por cento, que resultará num acréscimo estimado de custos de 150 mil euros. Apesar deste aumento, o presidente da Câmara revelou que tal não será repercutido no valor cobrado aos consumidores. 

A vereação socialista analisou estes números e João Trocado considera que o aumento de receita previsto no orçamento ultrapassa a despesa referida. Confrontado, Aires Pereira diz não entender as contas do PS e frisa que a autarquia tem pareceres positivos da ERSAR relativamente à cobrança que é feita na fatura da água, saneamento e resíduos, tendo também lembrado a virtude de nunca ter sido feita a privatização desta atividade, como sucedeu em municípios vizinhos, que sofrem do agravamento de custos.

João Trocado aproveitou também para lembrar que os socialistas continuam a defender o desagravamento nas tarifas da água para consumo doméstico em todos os escalões e um alargamento dos beneficiários do tarifário social, alegando que há condições económicas para tal. No entanto, o presidente da Câmara fez questão de lembrar que há outros custos e responsabilidades que nem sempre são visíveis e que influenciam o preço final cobrado aos munícipes, que mesmo assim é um dos mais baratos do país, segundo defendeu. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login