Mais habitação acessível a surgir em Vila do Conde
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 11 fevereiro 2025 14:53
- Escrito por: Redação
Foi bastante concorrida a primeira edição do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito. No total, foram submetidas 686 candidaturas para 67 habitações na Rua Freiras de Santa Clara, construídas pela Santa Casa de Misericórdia em parceria com a Câmara Municipal. A análise das candidaturas seguiu para a Divisão de Habitação e Ação Social da autarquia, que irá avaliar, até meados de abril, com base nas Condições Normativas de Atribuição de Soluções Habitacionais. Vítor Costa garantiu que as casas vão chegar a quem mais precisa.
Entretanto, arrancou o concurso público para a construção de 46 habitações em Touguinha. O investimento, que tem um prazo de execução de 14 meses, ultrapassa os 7 milhões de euros, com financiamento total do Plano de Recuperação e Resiliência. O edil explica que serão 12 edifícios com casas de várias tipologias, destinadas a 46 famílias em regime de arrendamento apoiado.
A Câmara tem reforçado a Estratégia Local de Habitação, com planos para construir 658 novas casas e reabilitar 844 fogos no parque habitacional do município. Segundo o autarca, a requalificação já decorre nos bairros de Labruge, de Macieira e da Junqueira, sendo o próximo passo avançar com obras no Bairro das Dálias (nas Caxinas) e no Bairro de Mosteiró. Ainda este ano, será lançada uma nova edição do Programa 1º Direito, com mais 97 habitações disponíveis na Rua Freiras de Santa Clara.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol