Rádio Onda Viva

Emissão Online

Caxinas ganha nova Unidade de Saúde no final do próximo verão

A nova Unidade de Saúde das Caxinas deve ficar concluída no fim do verão do próximo ano. A nova data de conclusão foi avançada durante uma visita do edil Vítor Costa ao equipamento que está a ser construído na rua da Estrada Velha. Recorde-se que se trata de uma obra muito ansiada pela população da zona há bastantes anos, tendo o executivo socialista colocado-a como uma das prioridades deste mandato. Graças ao avanço dos trabalhos a cargo da empresa CCR, será possível tê-la pronta ligeiramente antes das eleições autárquicas, mas o presidente da autarquia desvaloriza essa questão e salienta que o mais importante será servir com dignidade mais de 14 mil utentes e os profissionais de saúde. 

A empreitada representa um investimento ligeiramente superior a 3 milhões de euros e será financiada em 2 milhões e 600 mil euros por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. A unidade de saúde terá 15 gabinetes de atendimento médico, 4 salas de tratamentos, 12 gabinetes de atendimento diferenciado (serviços de Nutrição, Psicologia, Medicina Dentária, Meios de Diagnóstico entre outros) e 4 espaços de atendimento administrativo. O aumento da capacidade de resposta pelas novas instalações potenciará o reforço de recursos humanos e a previsível extensão dos cuidados de saúde a novos inscritos. 

O equipamento vai albergar uma Unidade de Saúde Familiar (USF Navegantes) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) numa infraestrutura que integrará o novo Centro de Diagnóstico Integrado da ULS (CDI). O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim / Vila do Conde, José Gaspar Pais, acompanhou ainiciativa e não escondeu a satisfação pela antecipação do prazo e pelas condições que serão criadas para utentes e trabalhadores.

Na área envolvente à futura Unidade de Saúde das Caxinas, nos terrenos da antiga fábrica Agros, vai em breve arrancar um conjunto de empreendimentos. Lá está previsto que surja um posto de combustíveis, uma lavagem de carros, um hipermercado Intermarché e prédios com cerca de 300 habitações no total. A entidade promotora é a Adivinha Quotidiana e a operação urbanística está em marcha, incluindo a criação de novos arruamentos. Vítor Costa acredita que será mais um passo importante na reabilitação urbana daquela zona da cidade. Em setembro de 2025 Vila do Conde vai ter uma nova Unidade de Saúde nas Caxinas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

{mp3}noticiario_2024_12_18_09h{/mp3

VianaCar

RECOMENDADAS

Login