Rádio Onda Viva

Emissão Online

Autarquia dá a mão a quem precisa de ajuda temporária

A Câmara da Póvoa de Varzim vai manter aberto este ano um Fundo Local de Emergência Social para acudir a alguns agregados familiares que necessitem, temporariamente e de forma excepcional, de financiamento para pagar despesas. O montante global do Fundo é de 150 mil euros e o presidente da Câmara, Aires Pereira, anunciou na última reunião do executivo a aprovação do montante para este ano.

Diga-se que, no ano passado, foram atribuídos cerca de 84 mil euros a 214 casos que mereceram o apoio da autarquia; ou seja, um pouco mais de 390 euros a cada processo. A edilidade ainda indeferiu 74 pedidos e arquivou quarenta e dois. Ainda tendo em conta os dados de 2014, o perfil mais frequente de quem teve acesso ao Fundo é alguém morador na freguesia da Póvoa de Varzim, casado, desempregado, com três pessoas no agregado e com rendimento mensal inferior a 100 euros. 

As regras para a atribuição de apoio através do Fundo Local são apertadas e podem incluir, antes da concessão do apoio, uma visita domiciliária de técnicos de Ação Social. Em 2014, das verbas atribuídas, a maioria destinou-se a auxiliar no pagamento da renda da casa, seguindo-se a liquidação com despesas com a saúde e, em menor dimensão, custos com a educação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

RECOMENDADAS

Login