Há esperança na desagregação das freguesias já em janeiro
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quarta-feira, 30 outubro 2024 14:35
- Escrito por: João Ricardo
O Parlamento deverá votar a desagregação de freguesias logo no início do próximo ano, ainda a tempo das eleições autárquicas de 2025. A Assembleia da República prepara-se para debater essa questão numa sessão plenária em meados de Janeiro. No caso da Póvoa de Varzim é esperada a desagregação das uniões existentes desde 2013 em três juntas: Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; Aver-o-Mar, Amorim e Terrroso; Aguçadoura e Navais.
Este assunto foi abordado no final da última reunião do executivo municipal e o vice-presidente Luís Diamantino reiterou que tudo foi feito para ir de encontro ao desejo das populações e do que foi aprovado, primeiro nas Assembleias de Freguesia e depois na Assembleia Municipal no final de 2022. Questionado sobre esta matéria, o autarca manifestou esperança que o processo avance em breve e que as freguesias possam voltar a ser independentes e ter a própria identidade.
O vereador João Trocado admitiu que agora está mais otimista em ver a desagregação das freguesias ser uma realidade. O socialista tem falado com os deputados do PS que integram o grupo de trabalho e acredita que os últimos desenvolvimentos poderão levar a um final feliz para as pretensões poveiras. Refira-se que está prevista a entrega dos resultados da análise dos processos para ratificação (ou não) da comissão parlamentar do Poder Local no início de dezembro.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol