Buscas retomadas com mau tempo e sem sinal do pescador poveiro desaparecido
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 30 janeiro 2015 10:36
- Escrito por: Vítor Agra
Continua a não haver sinal de Américo Martins, o pescador da Póvoa de Varzim, que está desaparecido desde quarta-feira, ao largo do Reino Unido. As operação de busca e salvamento da embarcação pesqueira que operava no Estreito de Dover passou, ao final da manhã desta sexta-feira, a ser coordenada pela Guarda Costeira francesa, e concentra-se agora em águas territoriais de França, informou a Agencia Marítima e Costeira inglesa no seu mais recente boletim publicado na Internet. As buscas estão agora focadas numa área que dista 4 milhas da costa francesa. Qualquer envolvimento das autoridades do Reino Unido será a pedido da Guarda Costeira francesa.
As comunicações por satélite com o arrastão “Morgenster” foram perdidas na passada quarta-feira. A bordo, para além do pescador poveiro, seguiam dois holandeses e um belga.
As buscas tinham sido retomadas na manhã desta sexta-feira, com um helicóptero da Força Área inglesa a sobrevoar a área do naufrágio, ajudado por uma aeronave francesa. Duas embarcações salva-vidas estavam também envolvidas na operação, para as quais contribuiu o esforço de alguns barcos de pesca belgas e holandeses - num gesto de solidariedade e camaradagem. Mas as condições meteorológicas no local continuam más. No dia de ontem, foram resgatados do mar dois corpos que se supõe serem do “Morgenster”, mas só no dia de hoje deverão ser identificados pelo armador do barco pesqueiro. Também ontem uma balsa vazia e alguns destroços do arrastão deram à costa francesa.
O presidente da Câmara da Póvoa Aires Pereira, está a acompanhar de perto a situação e já prometeu “todo o apoio” da autarquia à família do pescador poveiro desaparecido, sublinhando que incidentes deste representam “o preço a pagar” por a Póvoa se incluir na maior comunidade piscatória do país, lamentando o sucedido.Américo Martins, o pescador natural da Póvoa de Varzim que está desaparecido, é casado e tem dois filhos, de 19 e 13 anos.
by WebFarol