Rádio Onda Viva

Emissão Online

Forte de S. João Baptista vai ter novas valências

O município de Esposende continua a apresentar empreitadas de elevada importância para residentes e visitantes. Sensivelmente duas semanas após a revelação da Residência Universitária e Galeria de Arte Municipal que vai nascer em Fão, chegou a vez de dar a conhecer o novo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), localizado no Forte de S. João Baptista, junto à Foz do Rio Cávado.

"Modernizar" uma fortaleza do século XVII tem sido um desafio enorme. A idade do edifício e a ausência de registos foram os dois maiores entraves ao desenhar o CDCC. Contudo, ultrapassando todas as burocracias, o projeto vai para frente e este novo espaço pretende incorporar o Centro Interpretativo do Parque Natural do Litoral Norte, o Museu D. Sebastião e um local de exposições temporárias, dispondo ainda de um auditório e cafetaria.

O Centro Interpretativo ficará instalado numa das alas. Na zona reservada às exibições de maior dimensão ficará acomodado o espólio do Achado de Belinho, que fará a ligação com a área destinada ao Museu D. Sebastião. A valência dedicada a exposições temporárias proporcionará condições para a realização de outros eventos.

"Recuperar o Forte, conferindo-lhe utilidade pública", é o mote de toda a reconstrução que, segundo o edil Benjamim Pereira, "tem financiamento garantido na ordem dos 2,5 milhões de euros". 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login