Rádio Onda Viva

Emissão Online

Alertas no Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foi palco das celebrações de mais um Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose. É a 16 de junho que se assinala a data num reconhecimento ao médico que descreveu e estudou a conhecida ‘doença dos pezinhos’. Nesse dia faleceu Corino de Andrade, neurologista que tem um busto no Largo em frente ao Hospital, local que acolheu uma sessão que englobou a tradicional deposição de uma coroa de flores e intervenções de várias personalidades.

Foi unânime a necessidade de continuar a prestar o melhor apoio possível aos doentes e respetivas famílias em questões como transportes, alimentação e cuidados prestados ou na luta por um maior reconhecimento e ajuda por parte das entidades nacionais de saúde, como não se cansa de alertar o provedor Virgílio Ferreira.

A cerimónia foi preparada em parceria com a Associação Portuguesa de Paramiloidose, liderada pelo enfermeiro Carlos Figueiras, que lembrou a evolução no tratamento nos últimos anos, sendo de destacar o aparecimento de novos medicamentos, como um que tem uma taxa positiva de 85%.

A autarquia poveira esteve representada pela vereadora Andrea Silva, que alertou para a necessidade de existir igualdade no acesso aos tratamentos, seja para quem vive a norte ou no sul do país.

Miguel Silva, doente transplantado há 17 anos e dirigente da APP, apesar das dificuldades que os doentes tem enfrentado, acredita num futuro risonho para os pacientes e sonha que todos possam ter acesso ao melhor tratamento possível. A paralimoidose atinge pessoas em todo o mundo, mas tem um foco maior na região da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login