Rádio Onda Viva

Emissão Online

Deputados do PSD recomendam dragagem permanente

O projeto de resolução do grupo parlamentar do PSD que recomenda o reforço do investimento em obras de dragagem no Porto da Póvoa de Varzim é discutido esta quarta-feira em sessão plenária da Assembleia da República. Segundo os social-democratas,  “só uma intervenção permanente e a garantia de segurança no acesso ao porto irá permitir que a Póvoa de Varzim continue a potenciar a sua relação com o mar, numa ótica de exploração efetiva da área portuária”, asseguram os responsáveis em recomendação ao Governo, sugerindo a retirada de 450 mil metros cúbicos de inertes do leito do mar.

Por agora, a operação de dragagem que está a decorrer contempla apenas a extração de 150 mil metros cúbicos de areia na zona da barra e no canal de acesso ao porto poveiro. Segundo os deputados do PSD, estas são intervenções indispensáveis para controlar os problemas de assoreamento identificados pelo Instituto Hidrográfico, permitindo que existam condições de acessibilidade e segurança para pescadores e embarcações. Refira-se que nos últimos dois anos a barra teve de estar fechada durante 114 dias devido ao assoreamento, obrigando os barcos a deslocarem-se para outros portos.

A apresentação desta iniciativa legislativa, que ficará a cargo do deputado Afonso Oliveira, decorre de uma visita de deputados à Póvoa de Varzim, sendo o presidente da distrital e deputado Virgílio Macedo o primeiro subscritor. Segundo os dados revelados pelo partido que tem a maioria no Governo, o porto poveiro abarca um elevado número de embarcações de pesca costeira (77), local (17) e de recreio (1800). Pela Marina da Póvoa passam também vários barcos estrangeiros, como atestam as 567 embarcações que atracaram no ano passado, a que correspondem mais de 1600 tripulantes.

RECOMENDADAS

Login