Rádio Onda Viva

Emissão Online

Obras na Igreja Românica de Rates arrancam em breve

Vão avançar as obras na Igreja Românica de S. Pedro de Rates. O vice-presidente da Câmara, Luís Diamantino, afirma que a Câmara aprovou já o protocolo a assinar com a Direção-Regional da Cultura do Norte (DRCN) que, finalmente e depois de muita insistência do município, chegou finalmente à Póvoa de Varzim. O autarca explicou que a autarquia ficará como dona da obra, à semelhança do que já aconteceu com as obras no Aqueduto de Santa Clara, em Argivai. O acompanhamento técnico será feito pelo DRCN. 

Numa primeira fase será arranjada a cobertura e substituídos os muitos vitrais partidos, a fim de estancar a entrada de água naquele monumento nacional. Para uma segunda fase, já prevista no protocolo, ficarão as obras "de fundo" no interior e no exterior da igreja. 

Nesta fase inicial serão gastos entre 50 a 100 mil euros. A obra será financiada pelo fundo de emergência do património cultural.

João Trocado, do PS, espera que agora, com a Câmara como dona de obra, a empreitada avance mais rápido. 

A Igreja de Rates, recorde-se, é monumento nacional desde 1910 e tem vindo a ser notícia nos últimos meses por estar, há vários anos, à espera de obras e com problemas estruturais graves que fazem com que, por exemplo, chova lá dentro, haja problemas sérios no quadro elétrico, vitrais partidos e muito, muito musgo nas paredes.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login