Rádio Onda Viva

Emissão Online

6 anos e meio de prisão por abusar de duas meninas de 8 e 10 anos

O Tribunal de Guimarães condenou, ontem, a seis anos e meio de prisão um homem que abusou sexualmente de duas meninas, em cada um dos casos 29 vezes, em Joane, Famalicão. À data do início dos factos, as vítimas tinham oito e 10 anos e o arguido 16. As meninas viviam com a mãe do agressor e com este. Os abusos ocorreram entre março de 2014 e agosto de 2016, "com uma periodicidade de pelo menos uma vez por mês". Em causa, segundo o tribunal, estão atos sexuais de relevo.

"Atuou o arguido de forma livre, deliberada e consciente, movido por excitação lasciva e com o propósito de satisfazer os seus desejos sexuais e libidinosos, com perfeito conhecimento da idade" das vítimas, devido à relação existente entre ambos", refere o acórdão. As vítimas tinham o arguido como um irmão. O tribunal considerou ainda que o arguido se aproveitou da circunstância de residir na mesma habitação das vítimas para consumar os abusos, que só terminaram quando as duas crianças foram institucionalizadas.

Em tribunal, o arguido, atualmente com 25 anos, negou todos os factos. Esta versão não colheu junto do tribunal. O arguido terá de pagar uma indemnização de 10 mil euros a cada uma das vítimas. Como penas acessórias, fica proibido de exercer profissão ou qualquer atividade que envolva o contacto com menores e de assumir a confiança de menor, em ambos os casos por um período de sete anos. O arguido estava acusado pelo Ministério Público de um total de 312 crimes de abuso sexual de criança, mas o tribunal só deu como provados 58.

Anteriormente, as duas meninas já tinham sido abusadas sexualmente pelo companheiro da mãe do arguido, que, em 2015, foi condenado pelo Tribunal de Famalicão.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login