Rádio Onda Viva

Emissão Online

Famalicão recebe apoios milionários focados na juventude

A primeira residência universitária de Famalicão terá o nome de “Vila”. A Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato esteve presente no arranque da construção do espaço, que promete capacidade para receber um total de 91 estudantes de quatro instituições distintas famalicenses: a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

Trata-se de um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros, que estará concluído em 2025.

Esta obra dá uma nova vida ao antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, com a ideia de o transformar no primeiro alojamento dedicado aos estudantes da região. A ideia é adaptar e reabilitar o prédio formando 53 quartos. Entre eles existem dormitórios comuns, estúdios simples ou duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada. O projeto, quando concluído contará ainda com sala de estudo, espaço de refeições, salas técnicas e muito mais. Priorizando sempre a inovação e a sustentabilidade.

O presidente da câmara, Mário Passo evidencia que o mais importante é o dinamismo que esta iniciativa pode trazer à cidade, isto porque: “Famalicão tem muita procura externa”, comentou.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) financiou 3,4 milhões de euros para o apoio desta construção.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login