Rádio Onda Viva

Emissão Online

Antigo centro de saúde da Vila: presidente quer limpeza urgente

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, acredita que os terrenos do antigo centro de saúde de Vila do Conde serão limpos muito em breve. O autarca explica que, ali, há terrenos da Metro do Porto – os antigos armazéns da Câmara e da AGAL – e que já falou com o presidente da empresa que gere o metropolitano, Tiago Braga, que lhe garantiu que a limpeza será feita "muitíssimo em breve". Quanto ao edifício do antigo centro de saúde, afirma, a responsabilidade era da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte), que, entretanto, extinta, gerou aqui algum atraso no processo. A Câmara cedeu o terreno para a construção do novo. Deveria ter havido uma permuta, mas a verdade é que o processo nunca avançou.

Vítor Costa admite que, nos edifícios abandonados, há pessoas sem-abrigo a viver e situações de insegurança e quer resolver o problema "o mais depressa possível". Depois, espera que nasça ali, numa zona nobre da cidade e junto à estação de metro de Santa Clara, um projeto urbanístico de qualidade, que possa criar uma nova centralidade em Vila do Conde.

Os edifícios dos antigos  armazéns e do centro de saúde, na avenida Figueiredo Faria, estão ao abandono há quase duas décadas. Chegou a estar prevista a demolição e o arranjo de toda aquela zona, aquando da construção da nova marginal junto ao rio Ave, mas a obra nunca avançou.

(Fotografia do incêndio de 24 de fevereiro de 2021)

VianaCar

RECOMENDADAS

Login