Rádio Onda Viva

Emissão Online

Famalicão vai ter prémio literário e 365 dias a celebrar Camilo

Famalicão passa a ter, a partir de 2025, o Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7500 euros. O galardão será entregue de dois em dois anos e é uma das novidades do programa das comemorações do bicentenário do nascimento do escritor, que viveu 26 anos em Famalicão, onde escreveu grande parte da sua obra e onde viria a morrer em 1890.

O prémio terá uma periodicidade bienal e um valor de 7500 euros e destina-se a distinguir a “melhor obra literária publicada nos dois anos anteriores à edição do prémio”. “Abarcará as diversas modalidades do discurso literário para celebrar a versatilidade camiliana” e a ele podem concorrer “autores de todos os países de língua portuguesa”, explicou Sérgio Sousa, coordenador científico da Casa de Camilo. O regulamento do concurso será lançado em junho.

As comemorações englobam ainda atividades pedagógicas como “Se eu fosse Camilo por um dia” e conferências como “A influência de Camilo na obra de Domingos Monteiro”, “Os usos da biografia em Camilo Castelo Branco”, “Conhecer Camilo e os seus manuscritos”, “No comboio com Camilo” e “Camilo e a Música”.

Haverá ainda a representação da peça “O Lobisomem”, no Festival de Teatro Amador, a exposição “Desenhos do meu filho Jorge” e um ciclo de cinema alusivo ao escritor.

A Feira do Livro de Famalicão será palco de uma tertúlia sobre o romancista, no dia 24 de abril, às 21h00. As comemorações do bicentenário vão encerrar com o colóquio internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois”.

As comemorações ficarão ainda marcadas por várias publicações, entre as quais mais um volume da ficção de Camilo, reunindo os textos “A Bruxa do Monte Córdova” e “A Filha do Doutor Negro”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login