Rádio Onda Viva

Emissão Online

Xutos, Ana Moura e Fernando Daniel na Festa das Cruzes

Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e os Quatro e Meia são, este ano, os cabeças de cartaz da Festa das Cruzes. O programa da primeira grande romaria do Minho vai decorrer de 30 de abril a 5 de maio em Barcelos. A pouco mais de um mês, já estão a ser colocados os Arcos de Romaria, junto ao Campo da Feira, vindos das freguesias do concelho.

“Vamos ter um cartaz de excelência, que abraça o religioso e o profano, desdobrando-os em imensas atividades etnográficas, culturais, sociais e recreativas, tendo como motivação principal fazer a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade”, afirmou o presidente da Câmara, Mário Constantino.

O concerto dos Xutos & Pontapés é a 1 de maio e no mesmo dia está prevista a tradicional Batalha das Flores, um espetáculo de cores e criatividade que encanta gente de todas as idades. No dia seguinte, o palco é da fadista Ana Moura. A procissão da Invenção da Santa Cruz, outros dos momentos altos, está marcada para o dia 3 de maio e reúne as 89 cruzes das paróquias do concelho, sendo depois Fernando Daniel o animador dessa noite. A fechar os concertos, que serão realizados na Frente Ribeirinha, há ainda a destacar a participação dos Quatro e Meia no dia 4 de maio. A abertura oficial ocorrerá a 30 de abril, com a cerimónia de inauguração dos arcos e dos tapetes de pétalas naturais. A fechar, no dia 5, realiza-se o Desfile Etnográfico pelos grupos folclóricos do concelho.

Do programa fazem ainda parte seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional. O orçamento da Festa das Cruzes ascende, este ano, aos 575 mil euros. A organização é da Câmara de Barcelos, da EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura, da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e da paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login