Rádio Onda Viva

Emissão Online

V. Conde já tem Centro de Artes Náuticas e quer apostar na formação

O Centro de Artes Náuticas foi oficialmente apresentado em Vila do Conde. Trata-se de um projeto de intervenção cultural e dinamização socioeconómica do concelho que tem como missão o estudo, a investigação e a divulgação das temáticas associadas às técnicas de construção e reparação naval de madeira. O Pólo 1 situa-se na Praça José Régio e é um espaço que integra a Área Oficinal e o Centro Formativo de Construção Naval de Madeira. Na inauguração esteve Laura Castro, vice-presidente do conselho do conselho diretivo do Património Cultural.

A sessão de apresentação começou na Alfandega Régia, com intervenções do presidente da Câmara, Vítor Costa, da coordenadora nacional de gestão dos EEA Grants, Maria Mineiro, do diretor de Departamento do Fundo de Salvaguarda, José Miguel Marques, e dos coordenadores municipais do projeto, Pedro Brochado e Ivone Teixeira.

Seguiu-se uma visita à obra de manutenção da réplica da nau quinhentista e também houve tempo para ver uma "catraia" em exposição, resultado de uma parceria com a Associação Vila Chã Pesca, representada pelo mestre Benjamim Moreira.

Vítor Costa enalteceu a satisfação por ver este projeto ser concretizado e assegurou que a autarquia tem noção do papel que desempenha na preservação do património e da cultura vilacondense.

Refira-se que o Centro de Artes Náuticas é financiado pelos EEA Grants - designadamente pela Islândia, o Liechtenstein e Noruega.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login