Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oito alunos e um professor do Fluvial arrastados pelo mar

Nove pessoas foram resgatadas, hoje, ao final da manhã, junto à foz do rio Ave, em Vila do Conde. Sete eram menores e estavam numa aula de caiaque, o outro era o professor e um outro atleta que estava na praia e os tentou socorrer.

O alerta foi dado aos Bombeiros de Vila do Conde às 10h45. Um grupo de alunos estavam em dificuldades na praia da Senhora da Guia, em Vila do Conde. Os sete alunos – todos menores de idade e um professor de 48 anos, todos os Clube Fluvial Vilacondense – foram arrastados pela corrente e viram-se em dificuldades. Um outro atleta do clube, que estava na praia, tentou fazer-se à água para ajudar e também já não conseguiu regressar.

O grupo estava numa aula de caiaque no rio Ave, quando se aproximaram em demasia da saída da barra e acabaram arrastados pela corrente marítima.

No local estiveram a Polícia Marítima, os bombeiros, o INEM e as equipas dos nadadores salvadores “Os Golfinhos”, bem como a Polícia Municipal de Vila do Conde e a PSP.

Das nove vítimas, cinco – quatro menores e o professor - foram transportadas para os hospitais de São João, no Porto, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e de Pedro Hispano, em Matosinhos. Os menores apresentavam sinais de hipotermia e o professor tinha uma luxação num ombro. Os restantes quatro elementos não necessitaram de assistência hospitalar.

O grupo terá estado na água cerca de 45 minutos a lutar contra a corrente e a forte ondulação.

Recorde-se que o distrito do Porto é um dos que está em alerta amarelo devido à forte ondulação. Estão previstas ondas que podem atingir os cinco metros até às 6h00 de amanhã. Depois, o aviso passa a laranja até às 3h00 de terça-feira, com ondas que podem mesmo atingir os 11 metros. Em toda a costa norte, há alertas das capitanias para que se evitem as idas a banhos, bem como todos os passeios à beira-mar.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login