Rádio Onda Viva

Emissão Online

"Casas da Aldeia" vão acolher 27 cidadãos com deficiência

Foi lançada a primeira pedra para a construção das “Casas da Aldeia”. O projeto do Centro Social Vale do Homem consiste num conjunto de residências de autonomização para acolher 27 cidadãos com deficiência ou incapacidade e vai nascer em Alvito S. Pedro, em Barcelos. A obra vai custar 1,15 milhões de euros e será financiada pelo Plano de Resiliência e Recuperação. Deverá ficar pronta em finais de 2025.

A ideia assenta no conceito de cohousing: dar resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, dando-lhes apoio nas atividades diárias, formação e ajuda na integração no trabalho. Depois, é incentivada a partilha, a interação social e a organização de atividades coletivas, fortalecendo os laços entre os moradores e a participação ativa dos residentes na criação e manutenção da sua comunidade.

Mário Constantino mostrou-se satisfeito por ver nascer “mais uma resposta da sociedade às necessidades da população”. Para o presidente do Centro Social Vale do Homem este é “um projeto inovador e único”. Jorge Pereira sublinhou ainda “a bondade e generosidade do prof. dr. Manuel Joaquim Magalhães e da dra. Teresa Fontes pela doação que fizeram de uma forma depreendida e grandiosa, abrindo mão da casa da aldeia onde nasceu e viveu a sua mãe, para um bem maior, uma casa social e cultural”.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login