Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mais referenciados, menos atendimentos, mais consultas

Mais de 83% dos utentes chegam já referenciados, houve menos atendimentos na Urgência e mais de quatro mil consultas agendadas nos centros de saúde. É este o balanço do primeiro mês da segunda fase do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que está a decorrer desde 16 de janeiro na Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde. 

Neste primeiro mês, 83,4% dos doentes chegaram referenciados pela Linha SNS24 ou pelo INEM/CODU e, na última semana, este número chegou mesmo aos 86,9%. Na primeira fase do projeto, que decorreu de maio a dezembro de 2023, a percentagem era de 56,8% e antes de 40%. Na prática, os números significam que a população percebeu a mensagem: ligar antes de ir à Urgência, transformando a Linha SNS24 na porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde.

Noutra frente, a batalha também está a ser ganha: reduziram em 5,8% o número de atendimentos na Urgência comparativamente com o período homólogo de 2023. A ideia do projeto é, recorde-se, retirar das urgências os casos menos graves (triados com pulseiras verdes e azuis), deixando os serviços mais disponíveis para as verdadeiras emergências.

Nesta segunda fase do projeto-piloto, os utentes que entram na Urgência e são triados com pulseira verde ou azul são obrigatoriamente encaminhados, com consulta marcada, no próprio dia ou no dia seguinte, para o centro de saúde. Neste primeiro mês, foram ainda mais de quatro mil as consultas abertas para doença aguda realizadas nos centros de saúde, com marcação ou referenciação da linha SNS 24. A ULSPV/VC diz que o projeto regista resultados “muito significativos” e, sobretudo, tem sido feito com grande tranquilidade e a compreensão dos utentes.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login