Rádio Onda Viva

Emissão Online

PSD vê proposta aprovada para elevar Árvore a vila

A assembleia de freguesia de Árvore aprovou, por unanimidade, a proposta de elevação da freguesia a vila. O documento foi submetido à votação pelos deputados do PSD, Fernando Soares e Fernando Vieira. Os dois elementos salientaram que este é um desejo da população que pretende ver “reconhecida a evolução do território, as marcas identitárias, os equipamentos e o desenvolvimento local”.

Fernando Soares e Fernando Vieira dizem que “Árvore dispõe dos requisitos necessários para ser vila”, uma vez que apresenta um “centro económico por excelência, destacando-se destas a Zona Industrial da Varziela, com várias dezenas de armazéns com os mais variados ramos de atividade empresarial”. Explicam ainda que a freguesia tem em funcionamento três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – o polo do Centro Juvenil de Campanhã, o Centro Social Cultural e Recreativo Arvorense e o Centro Praia de Árvore –, possui “uma sala multiusos” no edifício do centro paroquial “que permite a realização de eventos e espetáculos culturais” e recebe muitos turistas, quer “pela sua praia de bandeira azul”, quer por ser ponta de passagem de “milhares de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela”.

Os dois deputados social-democratas sublinham ainda as muitas associações “desportivas, culturais e movimentos cívicos”, a existência de serviços de saúde, as duas estações de metro (Árvore e Varziela) e as várias carreiras de autocarros e o património local. Árvore, refira-se, tem 5569 habitantes e 6,56 quilómetros quadrados de área. Agora, será criada uma comissão de trabalho, composta por um elemento de cada uma das forças políticas com assento na assembleia de freguesia, com o objetivo de “formalizar todo o processo junto dos órgãos competentes”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login