Rádio Onda Viva

Emissão Online

Pizarro: "É possível reorganizar urgências sem alarme público"

Para o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, os 24.500 utentes retirados da urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC) graças ao projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas” é a prova de que é possível reorganizar os serviços de urgência "sem diminuir a assistência aos portugueses" e "sem criar alarme público".

"Fica-me uma enorme satisfação por termos dado passos absolutamente decisivos em duas reformas do Sistema Nacional de Saúde (SNS) que todos reclamavam há décadas", afirmou, ontem, o ministro no Porto.

Manuel Pizarro alerta, no entanto, que esta reforma tem que ser feita com “muito cuidado e com muita prudência para não pôr em causa, em momento nenhum, nem a segurança, nem a tranquilidade das populações”.

Questionado sobre se o projeto-piloto será replicado noutras unidades de saúde, o ministro da Saúde afirmou que a direção executiva do SNS "está a estudar", mas que, passará sempre por locais onde a cobertura de cuidados de saúde primários "é já quase total", sobretudo, nas regiões do centro e norte do país. A ideia será sempre a mesma: reservar as urgências para os casos que efetivamente precisam desse serviço.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login