Rádio Onda Viva

Emissão Online

Orçamento aprovado em V.Conde com a habitual oposição

Foi aprovado com os votos contra do PSD e de parte dos deputados do movimento NAU (os restantes abstiveram-se), as Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila do Conde para 2024. O orçamento de 112 milhões de euros é “o maior de sempre” e cresce 57,7% em relação a 2023, à boleia do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Estado.

Na sua intervenção, João Fonseca, do PS, destacou os principais investimentos para o próximo ano, num plano que prevê obras no valor de 44,8 milhões de euros (27,3 milhões dos quais de fundos comunitários): habitação social, esquadra da PSP, reabilitação da EB 2,3 “A Ribeirinha”, requalificação urbana nas Caxinas...

João Paulo Maricato, da NAU, diz que o PS, que no mandato anterior sempre defendeu que havia margem para baixar impostos, terá, agora, uma receita de mais três milhões de euros (passando dos 26 para os 29 milhões de euros), mas não desce o esforço exigido aos vilacondenses. Quando aos investimentos, o movimento de Elisa Ferraz diz que, com certeza, não serão concretizados num ano e, por isso, decidiu votar contra.

Alexandre Raposo, do PSD, também não acredita no cenário traçado pelos socialistas. Por não ter confiança no líder, na sua equipa e nos seus simpatizantes, também o PSD votou contra, critica ainda o 1% de transferências correntes para as freguesias que defraudou as expectativas dos autarcas locais.

No final das intervenções, Vítor Costa desafiou a NAU a votar a favor se quiser que aconteça. O presidente da Câmara garante que este é um orçamento que fará Vila do Conde andar para a frente e, em resposta ao PSD, explica que, dos 44,8 milhões de investimento, 5,5 milhões serão para as freguesias, destinados a intervenções várias. Ainda antes de terminar, deixou uma alfinetada ao PSD, expressando uma saudação à forma positiva e solidária com que o vereador sem pelouro, Pedro Soares, ajudou a construir o orçamento.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila do Conde para 2024 aprovados com 31 votos a favor, 9 contra e 4 abstenções na última assembleia municipal.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login