Rádio Onda Viva

Emissão Online

Unanimidade em torno do Centro de Excelência de Resíduos

O Executivo Municipal da Póvoa de Varzim aprovou, por unanimidade, a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal a fim de permitir à Lipor construir um Centro de Excelência de Resíduos em Laundos. Aires Pereira explicou que no local – entre o Parque Industrial de Laundos e o aeródromo, para onde chegou a estar prevista a construção de um aterro da Lipor – ficará um novo pólo industrial para empresas nas áreas da economia circular e da sustentabilidade ambiental, sendo o objetivo ali criar um novo cluster no concelho.

O edil diz que será um equipamento de grande relevância nacional e internacional e permitirá criar novos postos de trabalho, fornecendo à Póvoa de Varzim um “centro de excelência para as economias do século XXI e XXII. O terreno tem 60 hectares e terá 450 mil m2 de área coberta. A ideia é agora candidatar a obra a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ir avançando, já a partir de janeiro, com a execução do projeto.

João Trocado, do PS, tinha algumas dúvidas, nomeadamente quanto à aquisição de terrenos. Esclarecida a questão – todos foram comprados por via negocial, sem recurso a expropriações -, os socialistas votaram a favor.

Em linha com essas preocupações numa economia mais sustentável, foi aprovado, igualmente, um acordo de colaboração com a ‘The Life Terra Foundation’ para o uso de um conjunto de terrenos do Município para plantação de árvores autóctones, que irá permitir a concretização do projeto “Bosques pelo Clima“, criado no âmbito de uma parceria entre a autarquia e o Centro de Clima.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login